Resenha do Texto: Alguns Impactos Sociais do
Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, - Tecnologia, Desenvolvimento Social
e Educação Tecnológica - Sociedade de Conhecimento.
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O autor Waldimir Pirrô e Longo trás considerações
sobre os impactos sociais do desenvolvimento cientifico e tecnológico, das
inovações, curiosidades e criatividades individuais, as políticas e estratégias
nacionais. Fala das transformações provocadas pelo homem que até muito tempo
era de forma lenta. Mas ao longo da idade média e da chamada idade moderna até
o inicio da Revolução Industrial, as mudanças sociais causadas pelas
inovações começam a se tornar frequentes e profundas. Principalmente a partir
do século XIX que passou por transformações aceleradas. Porque o homem passou a
exercer uma organização e sistematização de trabalho através de conhecimentos
científicos para produzir tecnologia que atendesse seus desejos e necessidades.
A inovação resulta de
interações cruzadas entre ciências e tecnologia, pesquisa desenvolvimento
experimental, tecnologia industrial e muitos outros fatores. Segundo o autor na
evolução cientifica e tecnológica não há patamar definitivo a ser atingido,
pois a escala é continua, ou seja não tem fim. O autor fala da importância dos
conhecimentos científicos e tecnológicos para o homem e da, competividade das
empresas,governos e países nesse mundo moderno. Pois há um descompasso entre os
países mais desenvolvidos e os subdesenvolvidos. E da maior expectativa de vida
do ser humano com os avanços científicos e tecnológicos.
Segundo o autor SQUIRRA.S O conceito de sociedade do conhecimento vem sendo
cunhado e implementado nos últimos tempo nos diferentes cenários da cultura
mundializada. Especialistas indicam três categorias para definir o termo
conhecimento, que são conhecimento declarativo, procedimental e estratégica.
Para ou autor um denominador comum aponta que a sociedade do conhecimento
representaria a combinação das configurações e aplicações da informação com as
tecnologias de comunicação em todas as suas possibilidades. Assume um fator de
produção e domínio e representa um denominador que determina o desenvolvimento
econômico. E define a palavra informação como forma, ação de informar, formação
ou moldagem de mente ou da personalidade, treinamento instrução, e ato de
ensinar, e ato da comunicação de conhecimento instrutivo e muitas outras. O
autor fala das desigualdades e que alguns autores observam a economia global e
sugere algumas saídas a partir das ações governamentais com investimentos em
pesquisas de ponta no objetivo de melhorar a vida da população. E que há um
inequívoco por haver países produtores de conhecimento, países usuários em
vários graus e outros marginalizados desse processo. Fala também das
dificuldades de mudar, e aponta a saída através da inovação nos domínios
tecnológicos, em conjunto com pesquisas e produção cientifico. Já o texto da
autora Marília Gomes Carvalho trás considerações sobre tecnologia,
desenvolvimento social e educação tecnológica e suas implicações. Ela fala do
surgimento de uma sociedade da tecnologia que foi conhecida como Revolução
industrial que trouxe o aumento da produtividade que passou a ser o ponto
crucial da produção e que gerou o aumento do capital. E também fala das
facilidades que o homem passou a ter com os avanços tecnológicos de sua
condição, desenvolvimento e progresso. Diz que sociedade e tecnologia são
indissociáveis, se acontecer transformação em um deles o outro sofre
alterações. E que o individuo é que provoca mudanças sociais com suas ações
sociais. Fala das mudanças que ocorreram com o processo da evolução tecnológica
para vida do homem, as quais lhes trouxeram satisfações e facilidades, conforto
que criou novas necessidades aos seres humanos que vivenciam um processo
irreversível. E que o desenvolvimento tecnológico trouxe muitos avanços que
facilitam a vida do homem, mas muita desigualdade social. Há aqueles que
tem muito e aqueles que tem pouco. E que a substituição do homem pelas maquinas
causa o desemprego e gera a pobreza. E os países que acontecem a maior evolução
tecnológica são os países de primeiro mundo, também são os que proporcionam
melhor qualidade de vida da população. Para a autora a evolução tecnológica tem
haver com identidade cultural de cada país. Cada um tem sua forma de pensar e
usar essa tecnologia. O que reproduz a diversidade. Mesmo num mundo globalizado
não quer dizer que há homogeineização, há diversidade e desigualdade. E que é
importante a ciência e tecnologia e informação para vida do homem no sentido de
ter vida longa. E o papel da educação tecnológica é avaliar as consequências
sociais das inovações.
Estes textos trouxeram discussões importantes para nós, no sentido de que o
desenvolvimento tecnológico e científico é de grande importância para vida
humana, porque trouxe muitas facilidades e inovações que provocam melhor
qualidade de vida e vida longa. Nos textos, os três autores falam
de diversidade e desigualdade que existe e que esses avanços para os países
desenvolvidos os colocam cada vez mais além dos menos desenvolvidos que
continuam numa luta por igualdade mas de forma desigual. Também fala da
importância das pesquisas no intuito de diminuir essa desigualdade Porque
os mais ricos sempre estão ficando mais ricos e os pobres cada vez mais pobres,
e que cabe aos governantes desenvolver políticas para mudar este quadro, para
que todos possam ter direito a esses avanços tecnológicos para melhorar
sua vida nesse planeta. E isso está muito claro para todos nós, de que falta um
interesse político muito grande para que haja essa igualdade para todos.
Referência
Waldimir Pirró e Longo
Alguns Impactos
sociais do desenvolvimento cientifico e tecnológico
Tecnologia
Educacional
Revista da Associação brasileira de
tecnologia educacional ISSN 0102-5503_ano 39 nº188 janeiro/março 2010
Alcançou os níveis de excelência em sete áreas do conhecimento, segundo
avaliação feita pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Ensino Superior.
Squirra.s
Sociedade do
conhecimento.
IN MARQUES DE MELO, J.M; SATHLER, L. Direitos á comunicação na sociedade da
informação São Bernardo de campo, SP: Umesp, 2005
Marília Gomes de Carvalho
Tecnologia, Denvolvimento
Social e Educação Tecnológica
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de
São Paulo. Professora do programa de Pós – Graduação em Tecnologia – CEFETIPR
Faculdade: Alvorada
Disciplina: Tecnologia e Educação
Docente: Miriam
4º semestre Pedagogia
Discente: Silva Rodrigues de Matos Sousa
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