terça-feira, 18 de setembro de 2012


 Resenha do Texto: Alguns Impactos Sociais do Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, - Tecnologia, Desenvolvimento Social e Educação Tecnológica - Sociedade de Conhecimento.



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          O autor Waldimir Pirrô e Longo trás considerações sobre os impactos sociais do desenvolvimento cientifico e tecnológico, das inovações, curiosidades e criatividades individuais, as políticas e estratégias nacionais. Fala das transformações provocadas pelo homem que até muito tempo era de forma lenta. Mas ao longo da idade média e da chamada idade moderna até o  inicio da Revolução Industrial, as mudanças sociais causadas pelas inovações começam a se tornar frequentes e profundas. Principalmente a partir do século XIX que passou por transformações aceleradas. Porque o homem passou a exercer uma organização e sistematização de trabalho através de conhecimentos científicos para produzir tecnologia que atendesse seus desejos e necessidades.
 A inovação resulta de interações cruzadas entre ciências e tecnologia, pesquisa desenvolvimento experimental, tecnologia industrial e muitos outros fatores. Segundo o autor na evolução cientifica e tecnológica não há patamar definitivo a ser atingido, pois a escala é continua, ou seja não tem fim. O autor fala da importância dos conhecimentos científicos e tecnológicos para o homem e da, competividade das empresas,governos e países nesse mundo moderno. Pois há um descompasso entre os países mais desenvolvidos e os subdesenvolvidos. E da maior expectativa de vida do ser humano com os avanços científicos e tecnológicos.
          Segundo o autor SQUIRRA.S O conceito de sociedade do conhecimento vem sendo cunhado e implementado nos últimos tempo nos diferentes cenários da cultura mundializada. Especialistas indicam três categorias para definir o termo conhecimento, que são conhecimento declarativo, procedimental e estratégica. Para ou autor um denominador comum aponta que a sociedade do conhecimento representaria a combinação das configurações e aplicações da informação com as tecnologias de comunicação em todas as suas possibilidades. Assume um fator de produção e domínio e representa um denominador que determina o desenvolvimento econômico. E define a palavra informação como forma, ação de informar, formação ou moldagem de mente ou da personalidade, treinamento instrução, e ato de ensinar, e ato da comunicação de conhecimento instrutivo e muitas outras. O autor fala das desigualdades e que alguns autores observam a economia global e sugere algumas saídas a partir das ações governamentais com investimentos em pesquisas de ponta no objetivo de melhorar a vida da população. E que há um inequívoco por haver países produtores de conhecimento, países usuários em vários graus e outros marginalizados  desse processo. Fala também das dificuldades de mudar, e aponta a saída através da inovação nos domínios tecnológicos, em conjunto com pesquisas e produção cientifico. Já o texto da autora Marília Gomes Carvalho trás considerações sobre tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica e suas implicações. Ela fala do surgimento de uma sociedade da tecnologia que foi conhecida como Revolução industrial que trouxe o aumento da produtividade que passou a ser o ponto crucial da produção e  que gerou o aumento do capital. E também fala das facilidades que o homem passou a ter com os avanços tecnológicos de sua condição, desenvolvimento e progresso. Diz que sociedade e tecnologia são indissociáveis, se acontecer transformação em um deles o outro  sofre alterações. E que o individuo é que provoca mudanças sociais com suas ações sociais. Fala das mudanças que ocorreram com o processo da evolução tecnológica para vida do homem, as quais lhes trouxeram satisfações e facilidades, conforto que criou novas necessidades aos seres humanos que vivenciam um processo irreversível. E que o desenvolvimento tecnológico trouxe muitos avanços que  facilitam a vida do homem, mas muita desigualdade social. Há aqueles que tem muito e aqueles que tem pouco. E que a substituição do homem pelas maquinas causa o desemprego e gera a pobreza. E os países que acontecem a maior evolução tecnológica são os países de primeiro mundo, também são os que proporcionam melhor qualidade de vida da população. Para a autora a evolução tecnológica tem haver com identidade cultural de cada país. Cada um tem sua forma de pensar e usar essa tecnologia. O que reproduz a diversidade. Mesmo num mundo globalizado não quer dizer que há homogeineização, há diversidade e desigualdade. E que é importante a ciência e tecnologia e informação para vida do homem no sentido de ter vida longa. E o papel da educação tecnológica é avaliar as consequências sociais das inovações.
          Estes textos trouxeram discussões importantes para nós, no sentido de que o desenvolvimento tecnológico e científico é de grande importância para vida humana, porque  trouxe muitas facilidades e inovações que provocam melhor qualidade de vida e  vida longa.  Nos textos, os três autores falam de diversidade e desigualdade que existe e que esses avanços para os países desenvolvidos  os colocam cada vez mais além dos menos desenvolvidos que continuam numa luta por igualdade mas de forma desigual. Também fala da importância das pesquisas no intuito de diminuir  essa desigualdade Porque os mais ricos sempre estão ficando mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, e que cabe aos governantes desenvolver políticas para mudar este quadro, para que todos possam  ter direito a esses avanços tecnológicos para melhorar sua vida nesse planeta. E isso está muito claro para todos nós, de que falta um interesse político muito grande para que haja essa igualdade para todos.

 Referência
                         Waldimir Pirró e Longo

Alguns Impactos sociais do desenvolvimento cientifico e tecnológico
Tecnologia Educacional

                         
Revista da Associação brasileira de tecnologia educacional ISSN 0102-5503_ano 39 nº188 janeiro/março 2010
          Alcançou os níveis de excelência em sete áreas do conhecimento, segundo avaliação feita pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior.
                           Squirra.s
        
Sociedade do conhecimento.




         IN MARQUES DE MELO, J.M; SATHLER, L. Direitos á comunicação na sociedade da informação São Bernardo de campo, SP: Umesp, 2005

                           Marília Gomes de Carvalho
         
Tecnologia, Denvolvimento Social e Educação Tecnológica
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora do programa de Pós – Graduação em Tecnologia – CEFETIPR

Faculdade: Alvorada
Disciplina: Tecnologia e Educação
Docente: Miriam
4º semestre Pedagogia
Discente: Silva Rodrigues de Matos Sousa


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