Referência
Resenhas dos
textos: A sociedade da informação e seus desafios
- Jorge Werthein –
PhD em educação com máster em comunicação, Universidade de Stanford. Represente
da Unesco – Mercosul.
Ci.inf.Brasilia,v.29,nº2,p.71-77,maio/ago-2000
Educação na
sociedade do conhecimento
-Paulo Sertek –
Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento
O
autor Jorge Werthein entende a expressão sociedade da informação como
substituta do conceito sociedade pós-industrial. Que deixou de dar importância
a pesquisas sobre energia como na sociedade industrial, mas passou a interessar
pela informação e os avanços tecnológicos na microeletrônica e nas
telecomunicações. Nesta sociedade pós-industrial ou “informacional”. Para o
teórico Castlls os avanços e novo modelo o da tecnologia da informação nos
momentos atuais reflete a transformação tecnológica e está relacionada com a
economia e a sociedade. O que permite o homem atuar sobre a informação e não
mais utilizar a informação para agir sobre as tecnologias como no passado. A
revolução da Tecnologia da informação teve influencia de cultura de algumas
sociedades e pelo espírito libertário dos movimentos dos anos 60. O teórico
Agudo Guevara vê o estado como um dos responsáveis pelo avanço tecnológico e
pela transformação social. Pois há uma desigualdade entre os países
industrializados e os em desenvolvimento, porque o industrializado a exclusão é
entre a minoria, enquanto nos países em desenvolvimento a maioria são excluídos
ao acesso a tecnologia. E somente uma ação social consciente poderá superar
essa desigualdade existente. O texto aponta a importância da participação da
sociedade Global da informação que merece consenso internacional. Também aponta
os desafios na construção de sociedade da informação que muitas vezes estão
sendo usado esse novo modelo tecnológico para serem aplicados a essas novas
tecnologias á educação. O que de certa forma traz uma preocupação especificadas
por alguns autores que falam dos desafios éticos, citando perdas
como a da privacidade, o de interação face a face, desqualificação dos
trabalhadores, a perda de identidade, etc. Também fala da exclusão local e
global, e da necessidade de supera-las com ações para promover o acesso
universal a tecnologia em todos os âmbitos a preços acessíveis. Só assim o
espírito da Declaração Universal de direitos do homem será aplicada de forma
global e justa. Para o autor Paulo Sertek – Educação na sociedade do
conhecimento é saber selecionar a informação de qualidade e não a quantidade de
informações que podemos ter por unidade de tempo. Conhecer melhor implica
conhecer o certo e o verdadeiro. O fato do Campo Científico e tecnológico ter
avançado no sentido do conhecimento e evolução, a questão dos valores éticos
estão confusos. Daí a necessidade de saber pregar os valores morais e ensinar a
incorporá-los na própria vida para alcançar a felicidade e uma realização total
de sentido. O professor e sua missão de mestre para resgatar a condição de
educador para mediar a educação em três aspectos inseparáveis que são de
aprimorar conhecimentos, desenvolver aptidões e promover valores. Não somente
em passar uma boa instrução ou excelente formação. O que jamais substituirá uma
sólida educação. Os educadores devem criar condições formativas que levem ao
hábito de pensar e saber e reconstruir o conhecimento, e todos da escola devem
ter uma postura a promover uma boa covivencia humana para transmitir valores. O
autor cita uma pesquisa realizada na Espanha em 1996 dedicada a realidade
social daquele país, onde fala a respeito do mal estar dos professores por
causa da reforma educativa, que não sabe qual papel desempenhar frente aos
problemas sociais existentes, principalmente a relação família, professor e
aluno que se educa para competitividade quando esta é criticada entre a
sociedade. O autor cita exemplo de ensino de qualidade na Inglaterra mostrando
alguns indicadores para busca da excelência, que são: Liderança profissional de
direitos; entorno educativo ordenado e agradável para trabalhar; aprendizagem
com objetivos claros; a união entre a família e a escola, organização
educativa; fazer com que os alunos tenham consciência sobre seus direitos e
responsabilidades.
Os
textos desses autores, nos trouxeram uma grande reflexão sobre as
influências desses avanços tecnológicos na vida humana, tanto de forma positiva
quanto negativa. Também nos alerta para escolha e seleção das informações, de
forma a diferenciar a informação certa e verdadeira pela qualidade e não pela
quantidade de informação que podemos ter com mais rapidez. Também nos aponta a
questão dos valores que estão sendo perdidos ou confundidos pelas novas
gerações em decorrência das situações vividas pela sociedade atual e do risco
de se perder a identidade e de ignorar a cultura e suas influências
na vida do homem para viver em harmonia uns com os outros nesse novo paradgma
tecnológico. Também apontam algumas possibilidades de mudanças para que se
tenha igualdade e qualidade com a tecnologia, principalmente na educação
através da tecnologia da informação e comunicação.
Silva Rodrigues de
Matos Sousa
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