terça-feira, 25 de setembro de 2012


Referência
Resenhas dos textos: A sociedade da informação e seus desafios
- Jorge Werthein – PhD em educação com máster em comunicação, Universidade de Stanford. Represente da Unesco – Mercosul.
Ci.inf.Brasilia,v.29,nº2,p.71-77,maio/ago-2000
 Educação na sociedade do conhecimento
-Paulo Sertek – Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

          O autor Jorge Werthein entende a expressão sociedade da informação como substituta do conceito sociedade pós-industrial. Que deixou de dar importância a pesquisas sobre energia como na sociedade industrial, mas passou a interessar pela informação e os avanços tecnológicos na microeletrônica e nas telecomunicações. Nesta sociedade pós-industrial ou “informacional”. Para o teórico Castlls os avanços e novo modelo o da tecnologia da informação nos momentos atuais reflete a transformação tecnológica e está relacionada com a economia e a sociedade. O que permite o homem atuar sobre a informação e não mais utilizar a informação para agir sobre as tecnologias como no passado. A revolução da Tecnologia da informação teve influencia de cultura de algumas sociedades e pelo espírito libertário dos movimentos dos anos 60. O teórico Agudo Guevara vê o estado como um dos responsáveis pelo avanço tecnológico e pela transformação social. Pois há uma desigualdade entre os países industrializados e os em desenvolvimento, porque o industrializado a exclusão é entre a minoria, enquanto nos países em desenvolvimento a maioria são excluídos ao acesso a tecnologia. E somente uma ação social consciente poderá superar essa desigualdade existente. O texto aponta a importância da participação da sociedade Global da informação que merece consenso internacional. Também aponta os desafios na construção de sociedade da informação que muitas vezes estão sendo usado esse novo modelo tecnológico para serem aplicados a essas novas tecnologias á educação. O que de certa forma traz uma preocupação especificadas por alguns autores que falam dos desafios éticos, citando  perdas como a da privacidade, o de interação face a face, desqualificação dos trabalhadores, a perda de identidade, etc. Também fala da exclusão local e global, e da necessidade de supera-las com ações para promover o acesso universal a tecnologia em todos os âmbitos a preços acessíveis. Só assim o espírito da Declaração Universal de direitos do homem será aplicada de forma global e justa. Para o autor Paulo Sertek – Educação na sociedade do conhecimento é saber selecionar a informação de qualidade e não a quantidade de informações que podemos ter por unidade de tempo. Conhecer melhor implica conhecer o certo e o verdadeiro. O fato do Campo Científico e tecnológico ter avançado no sentido do conhecimento e evolução, a questão dos valores éticos estão confusos. Daí a necessidade de saber pregar os valores morais e ensinar a incorporá-los na própria vida para alcançar a felicidade e uma realização total de sentido. O professor e sua missão de mestre para resgatar a condição de educador para mediar a educação em três aspectos inseparáveis que são de aprimorar conhecimentos, desenvolver aptidões e promover valores. Não somente em passar uma boa instrução ou excelente formação. O que jamais substituirá uma sólida educação. Os educadores devem criar condições formativas que levem ao hábito de pensar e saber e reconstruir o conhecimento, e todos da escola devem ter uma postura a promover uma boa covivencia humana para transmitir valores. O autor cita uma pesquisa realizada na Espanha em 1996 dedicada a realidade social daquele país, onde fala a respeito do mal estar dos professores por causa da reforma educativa, que não sabe qual papel desempenhar frente aos problemas sociais existentes, principalmente a relação família, professor e aluno que se educa para competitividade quando esta é criticada entre a sociedade. O autor cita exemplo de ensino de qualidade na Inglaterra mostrando alguns indicadores para busca da excelência, que são: Liderança profissional de direitos; entorno educativo ordenado e agradável para trabalhar; aprendizagem com objetivos claros; a união entre a família e a escola, organização educativa; fazer com que os alunos tenham consciência sobre seus direitos e responsabilidades.
          Os textos desses  autores, nos trouxeram uma grande reflexão sobre as influências desses avanços tecnológicos na vida humana, tanto de forma positiva quanto negativa. Também nos alerta para escolha e seleção das informações, de forma a diferenciar a informação certa e verdadeira pela qualidade e não pela quantidade de informação que podemos ter com mais rapidez. Também nos aponta a questão dos valores que estão sendo perdidos ou confundidos pelas novas gerações em decorrência das situações vividas pela sociedade atual e do risco de se  perder a identidade e de ignorar a cultura e suas influências na vida do homem para viver em harmonia uns com os outros nesse novo paradgma tecnológico. Também apontam algumas possibilidades de mudanças para que se tenha igualdade e qualidade com a tecnologia, principalmente na educação através da tecnologia da informação e comunicação.
Silva Rodrigues de Matos Sousa

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