segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Referencias  Bibliográficas:        
WERTHEIN- Jorge.A Sociedade da informação e seus desafios.Ci.Inf.,Brasilia,v.29,n.2,p. 71-77, maio/ago.2000   
Jorge Werthein PhD em educação com máster em comunicação, universidade de  Stanford.representante da Unesco no Brasil e coordenador do programa Unesco- Mercosul.       
SERTEK, Paulo. Educação na Sociedade do Conhecimento.  
Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento.     

                          RESENHA       
 Segundo o  autor Jorge Werthein a sociedade da informação  passa pela substituta da sociedade –pós Industrial.Informa que hoje a principal matéria-prima  pra o trabalho e a informação propiciado pelos avanços tecnológicos  na microeletrônica  e telecomunicações.Ressalta  que o foco sobre tecnologia  pode alimentar uma visão igenua  , sobre as transformações em direção  a sociedade da informação ,que,para o autor ,seguem uma lógica técnica e neutra que estão fora da interferência  de fatores  sociais  e políticos. Destaca que o determinismo  e o evolucionismo  distorcem a analise do complexo  processo de mudança social  que causa desde o decorrer da historia  um papel  tanto para promover quanto para sufocar o desenvolvimento tecnológico  e suas aplicações  sociais . E que as desigualdades  de renda  e desenvolvimento industrial  entre os povos e grupos da sociedade  se reproduzem  ao  lado deste novo paradigma . Mas o autor  aposta  em expectativas  positas  advinda das características  deste novo  paradigma  da  sociedade da informação . Atribui como  uma das transformaçoes   deste novo paradigma  a revolução  no processo de educação tais como:a educação a distancia ,bibliotecas digitais. O novo paradigma  a sociedade da informação e que pode proporcionar expectativas positivas advinda das caracteristicas deste novo paradigma, da  sociedade da informação. Atribui como uma das transformações a revolução no processo de educação tais como:  a educação distancia,bibliotecas digitais, vídiocoferencia, correio eletrônico, grupo de bate –papo, banco on-line, vídio on demand, comercio eletrônico trabalho a distancia. Mas relata os inúmeros desafios imposto  pela  sociedade da informação  que incluem desde caráter técnico e econômico ,cultural social e legal até  os de natureza psicológica e filosófica.Direcionando este também para o campo educacional dos países em desenvolvimento sobre  investimento para incorporação da informática e da telemática. Aponta que  para este o melhor caminho  é indentificar o papel que essas novas tecnologias podem  desempenhar no processo de desenvolvimento  educacional, que venha  de forma  ser utilizada para facilitar uma efetiva aceleração ao longo  da vida ,com qualidade  e garantia  de diversidade.      
Ao contrario para Paulo Sertek este novo paradigma em que faz parte das transformações na área das comunicações. Em que se dispõe uma quantidade de informação,como a internet.Relata a importancia de saber selecionar – la.Percebe que no campo educacional não está sendo trabalhada de forma a propiciar a capacidade assimilação  da informação e capacidade de contato com o real,”abertura da realidade”tal” como ela é , apresenta o professor neste novo contexto da sociedade do conhecimento em que atribui-lhe a este cada vez mais a exercer a sua missão de mestre. Direcionando – o para o caminho da pedagogia visível –educação e invisível.Informa que preparar pessoas para a sociedade do conhecimento se daria de forma reflexiva uma educação de forma mais aberta .Aponta para criar condições formativas que levem ao bom hábito de pensar e saber com os elementos essenciais reconstruir o conhecimento. Atribui a importância por parte dos educadores da escola uma postura para a melhoria da qualidade não só técnica ou científica mas ao mesmo tempo promover e eficazmente uma convivência humana adequada a transformação de valores. Aponta para o melhor caminho fazer necessária a configuração e aperfeiçoamento dos protagonistas do processo educativo para serem de fusos de critérios  éticos atraves de exemplo de suas qualidades pessoais e da conveniente difusão  destes valores.

De fato realmente ambos os  autores atribuem bem seus argumentos ao defender suas visões  positivas ou negativas,pois ao mesmo tempo em que a transformação neste novo paradigma há também uma quantidade de informação em que se não souber selecionar nada adiantara em termo de transformação  principalmente neste campo  educacional.

Aluna Francenilde Rodrigues de sena
Pedagogia 2 semestre do quarto bimestre  


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