Referencias Bibliográficas:
WERTHEIN- Jorge.A Sociedade da informação e seus
desafios.Ci.Inf.,Brasilia,v.29,n.2,p. 71-77, maio/ago.2000
Jorge Werthein PhD em educação com máster em comunicação, universidade
de Stanford.representante da Unesco no Brasil e coordenador do programa
Unesco- Mercosul.
SERTEK, Paulo. Educação na Sociedade do Conhecimento.
Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento.
RESENHA
Segundo o autor Jorge Werthein a
sociedade da informação passa pela substituta da sociedade –pós
Industrial.Informa que hoje a principal matéria-prima pra o trabalho e a
informação propiciado pelos avanços tecnológicos na microeletrônica
e telecomunicações.Ressalta que o foco sobre tecnologia pode
alimentar uma visão igenua , sobre as transformações em direção a
sociedade da informação ,que,para o autor ,seguem uma lógica técnica e neutra
que estão fora da interferência de fatores sociais e
políticos. Destaca que o determinismo e o evolucionismo distorcem a
analise do complexo processo de mudança social que causa desde o
decorrer da historia um papel tanto para promover quanto para
sufocar o desenvolvimento tecnológico e suas aplicações sociais . E
que as desigualdades de renda e desenvolvimento industrial
entre os povos e grupos da sociedade se reproduzem ao
lado deste novo paradigma . Mas o autor aposta em
expectativas positas advinda das características deste novo
paradigma da sociedade da informação . Atribui como uma
das transformaçoes deste novo paradigma a revolução no
processo de educação tais como:a educação a distancia ,bibliotecas digitais. O novo
paradigma a sociedade da informação e que pode proporcionar expectativas
positivas advinda das caracteristicas deste novo paradigma, da sociedade
da informação. Atribui como uma das transformações a revolução no processo de
educação tais como: a educação distancia,bibliotecas digitais,
vídiocoferencia, correio eletrônico, grupo de bate –papo, banco on-line, vídio
on demand, comercio eletrônico trabalho a distancia. Mas relata os inúmeros
desafios imposto pela sociedade da informação que incluem
desde caráter técnico e econômico ,cultural social e legal até os de
natureza psicológica e filosófica.Direcionando este também para o campo
educacional dos países em desenvolvimento sobre investimento para
incorporação da informática e da telemática. Aponta que para este o
melhor caminho é indentificar o papel que essas novas tecnologias
podem desempenhar no processo de desenvolvimento educacional, que
venha de forma ser utilizada para facilitar uma efetiva aceleração
ao longo da vida ,com qualidade e garantia de
diversidade.
Ao contrario para Paulo Sertek este novo paradigma em que faz parte das
transformações na área das comunicações. Em que se dispõe uma quantidade de
informação,como a internet.Relata a importancia de saber selecionar –
la.Percebe que no campo educacional não está sendo trabalhada de forma a
propiciar a capacidade assimilação da informação e capacidade de contato
com o real,”abertura da realidade”tal” como ela é , apresenta o professor neste
novo contexto da sociedade do conhecimento em que atribui-lhe a este cada vez
mais a exercer a sua missão de mestre. Direcionando – o para o caminho da
pedagogia visível –educação e invisível.Informa que preparar pessoas para a
sociedade do conhecimento se daria de forma reflexiva uma educação de forma
mais aberta .Aponta para criar condições formativas que levem ao bom hábito de
pensar e saber com os elementos essenciais reconstruir o conhecimento. Atribui
a importância por parte dos educadores da escola uma postura para a melhoria da
qualidade não só técnica ou científica mas ao mesmo tempo promover e
eficazmente uma convivência humana adequada a transformação de valores. Aponta
para o melhor caminho fazer necessária a configuração e aperfeiçoamento dos
protagonistas do processo educativo para serem de fusos de critérios
éticos atraves de exemplo de suas qualidades pessoais e da conveniente
difusão destes valores.
De fato realmente ambos os autores atribuem bem seus argumentos ao
defender suas visões positivas ou negativas,pois ao mesmo tempo em que a
transformação neste novo paradigma há também uma quantidade de informação em
que se não souber selecionar nada adiantara em termo de transformação
principalmente neste campo educacional.
Aluna Francenilde Rodrigues de sena
Pedagogia 2 semestre do quarto bimestre
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