GESTÃO ESCOLAR- NA VISÃO DE HELOISA LUCK, MYRTES ALONSO E ALEXANDRE
THOMAS VIEIRA.
A
ideia de gestão educacional desenvolve-se associada a outras ideias
globalizantes, autônomas e dinâmicas em educação. Por tanto, é preciso destacar
a sua dimensão de participação e parcerias.
De
acordo com Heloisa Luck, para haver sucesso no funcionamento da escola é
preciso uma gestão escolar de caráter participativo, onde todos os componentes
da comunidade escolar devem ser envolvidos com as tomadas de decisões que envolvem
o desenvolvimento da escola, visando sempre uma educação de qualidade, na busca
de soluções de problemas, monitorando e avaliando sempre os planos de ação, pois
além de alcançar um bom trabalho escolar, a participação faz com que as pessoas
se sintam autoras e responsáveis pelo resultado conquistado. Com isso o gestor
deve fazer com que a sociedade acredite na escola e na educação, pois com a
comunidade atuando como parceiros passam a serem membros da escola e não só
instrumento sem valor.
Uma
das dimensões hoje presentes na escola que visa um olhar participativo, envolvente
é a questão do avanço tecnológico, que a
cada dia exige mais conhecimento, de acordo com Myrtes Alonso, o
desenvolvimento tecnológico provoca alterações em todos os aspectos da vida humana,
para isso torna preciso que os indivíduos se preparem a fim de, acompanhar
essas mudanças. Principalmente a escola
que é um ambiente onde os indivíduos são
formados cidadãos, os quais logo estarão no mercado de trabalho. Para que a
escola enfrente esse desafio de mudança, é preciso que a gestão seja
participativa, revendo o significado social de trabalho escolar. A gestão deve
atender as exigências econômicas e sociais da expansão do mercado e da globalização,
reconstruindo assim, culturas nacionais e locais, ou seja, englobar no
currículo da escola os problemas que estão sendo vivenciados pelos alunos,
aproximando e orientando-os a, oferecendo-lhes uma formação de pessoas
conscientes e críticas que possam acompanhar o mundo globalizante em constante
avanço.
Alexandre
Thomaz Vieira relata em um dos seus trabalhos um novo perfil de gestor
educacional, preparado a enfrentar problemas, e buscar soluções diante dos
avanços do século 21. Para Vieira, o gestor deve saber interagir com uma
sociedade em plena evolução, adequar a estrutura organizacional da escola, de
forma que facilite adaptações rápidas e ser aberto as mudanças, favorecendo a cultura. Esse perfil de gestor
garantirá que a escola possa ter condições necessárias na sua transformação que
está sempre em movimento. O bom gestor escolar é aquele que escuta seus
colegiados, sabe trabalhar em equipe, busca sua formação, entende a importância
das tecnologias emergentes, tem uma visão de longo prazo. O principal papel do
gestor é saber acompanhar a evolução organizacional da escola com o objetivo de
alcançar uma educação de qualidade.
Educação
de qualidade se faz com responsabilidade e compromisso. Não basta querer fazer,
o gestor educacional tem que ser aquele que sabe fazer. Seu papel principal é
de articulador da gestão democrática e participativa ele é quem media entre
comunidade, funcionários e demais pessoas que possam contribuir na melhoria de
sua instituição. O gestor estar sempre buscando melhorias para alcançar os
avanços necessários para a qualificação dos seus funcionários garantindo assim,
um ensino de qualidade.
Gerenciar
uma escola, não é apenas administrar recursos financeiros e pessoas, mas ter
compromisso em fazer com que a aprendizagem de seus alunos aconteça, levando em
consideração a formação de seus professores, para que esses sejam um corpo
docente de qualidade capaz de produzir alunos críticos e responsáveis. Busca
não tomar decisões sozinho, sabe ouvir seus colegiados, respeitando suas
opiniões e oportunizando a interação entre os membros de sua comunidade
escolar. O gestor escolar é quem promove uma gestão participativa, sendo
democrático na tomadas de decisões referentes ao desenvolvimento de seus
alunos.
Referências
bibliográficas:
·
Luck Heloisa -A dimenção participativa
da gestão escolar, ,curso a distância em gestão escolar.
·
Tomaz Alexandre Vieira -p.49-50,Myrtes
Alonso-p.27-31,editora Avercamp
Gestão educacional e tecnologia,
Trabalho da Professora Rosalina(ideias de três autores)
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