segunda-feira, 17 de setembro de 2012



GESTÃO ESCOLAR- NA VISÃO DE HELOISA LUCK, MYRTES ALONSO E ALEXANDRE THOMAS VIEIRA.

A ideia de gestão educacional desenvolve-se associada a outras ideias globalizantes, autônomas e dinâmicas em educação. Por tanto, é preciso destacar a sua dimensão de participação e parcerias.
De acordo com Heloisa Luck, para haver sucesso no funcionamento da escola é preciso uma gestão escolar de caráter participativo, onde todos os componentes da comunidade escolar devem ser envolvidos com as tomadas de decisões que envolvem o desenvolvimento da escola, visando sempre uma educação de qualidade, na busca de soluções de problemas, monitorando e avaliando sempre os planos de ação, pois além de alcançar um bom trabalho escolar, a participação faz com que as pessoas se sintam autoras e responsáveis pelo resultado conquistado. Com isso o gestor deve fazer com que a sociedade acredite na escola e na educação, pois com a comunidade atuando como parceiros passam a serem membros da escola e não só instrumento sem valor.
Uma das dimensões hoje presentes na escola que visa um olhar participativo, envolvente é a questão do avanço tecnológico,  que a cada dia exige mais conhecimento, de acordo com Myrtes Alonso, o desenvolvimento tecnológico provoca alterações em todos os aspectos da vida humana, para isso torna preciso que os indivíduos se preparem a fim de, acompanhar essas mudanças.  Principalmente a escola que é um  ambiente onde os indivíduos são formados cidadãos, os quais logo estarão no mercado de trabalho. Para que a escola enfrente esse desafio de mudança, é preciso que a gestão seja participativa, revendo o significado social de trabalho escolar. A gestão deve atender as exigências econômicas e sociais da expansão do mercado e da globalização, reconstruindo assim, culturas nacionais e locais, ou seja, englobar no currículo da escola os problemas que estão sendo vivenciados pelos alunos, aproximando e orientando-os a, oferecendo-lhes uma formação de pessoas conscientes e críticas que possam acompanhar o mundo globalizante em constante avanço.
Alexandre Thomaz Vieira relata em um dos seus trabalhos um novo perfil de gestor educacional, preparado a enfrentar problemas, e buscar soluções diante dos avanços do século 21. Para Vieira, o gestor deve saber interagir com uma sociedade em plena evolução, adequar a estrutura organizacional da escola, de forma que facilite adaptações rápidas e ser aberto as mudanças,  favorecendo a cultura. Esse perfil de gestor garantirá que a escola possa ter condições necessárias na sua transformação que está sempre em movimento. O bom gestor escolar é aquele que escuta seus colegiados, sabe trabalhar em equipe, busca sua formação, entende a importância das tecnologias emergentes, tem uma visão de longo prazo. O principal papel do gestor é saber acompanhar a evolução organizacional da escola com o objetivo de alcançar uma educação de qualidade.
Educação de qualidade se faz com responsabilidade e compromisso. Não basta querer fazer, o gestor educacional tem que ser aquele que sabe fazer. Seu papel principal é de articulador da gestão democrática e participativa ele é quem media entre comunidade, funcionários e demais pessoas que possam contribuir na melhoria de sua instituição. O gestor estar sempre buscando melhorias para alcançar os avanços necessários para a qualificação dos seus funcionários garantindo assim, um ensino de qualidade.
Gerenciar uma escola, não é apenas administrar recursos financeiros e pessoas, mas ter compromisso em fazer com que a aprendizagem de seus alunos aconteça, levando em consideração a formação de seus professores, para que esses sejam um corpo docente de qualidade capaz de produzir alunos críticos e responsáveis. Busca não tomar decisões sozinho, sabe ouvir seus colegiados, respeitando suas opiniões e oportunizando a interação entre os membros de sua comunidade escolar. O gestor escolar é quem promove uma gestão participativa, sendo democrático na tomadas de decisões referentes ao desenvolvimento de seus alunos.
            
Referências bibliográficas:
·         Luck Heloisa -A dimenção participativa da gestão escolar, ,curso a distância em gestão escolar.
·         Tomaz Alexandre Vieira -p.49-50,Myrtes Alonso-p.27-31,editora Avercamp
Gestão educacional e tecnologia,

Trabalho da Professora Rosalina(ideias de três autores)

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