Resenha realizada de
acordo com os seguintes textos: Alguns
impactos sociais do desenvolvimento cientifico e tecnológico- Waldimir Pirró e
Longo- engenheiro metalúrgico(IME),livre docente e atualmente consultor em
educação,ciência, tecnologia e inovações.Ano39-nº188-janeiro/março de
2010;Tecnologia,desenvolvimento social e educação tecnológica- Marília Gomes de
Carvalho- Doutora em antropologia social pela universidade de São
Paulo,professora do programa de pós-graduação em tecnologia- CEFET/PR;Sociedade
do conhecimento- S.Squirra ,in Marques De Melo,J;Sathler,l.Direitos á Sociedade
da Informação.São Bernardo do Campo,SP:Umesp,2005
No texto “Alguns impactos sociais do desenvolvimento
científico e tecnológico” o autor Waldimir Pirró,relata que desde a
pré-história os homens tem procurado entender o universo e transformar o meio
ambiente em que vivem valendo-se das disponibilidades materiais e dos fenômenos
naturais que ocorrem na terra, no sentido de atenderem os seus desejos mais
profundos.As transformações provocadas pelo homem eram, no inicio,extraordinariamente
lentas, a partir da segunda metade do século XIX, as transformações produzidas
pelo homem foram extraordinariamente aceleradas como resultado de organização e
sistematização do trabalho voltado para a geração e uso de conhecimentos
científicos com o intuito de produzir tecnologias que resultasse em novos ou
melhores produtos e serviços que satisfizessem os seus desejos centrais e suas
necessidades imediatas.A ciência e a tecnologia se inter –relacionaram,passaram
a fazer parte central das políticas e estratégias nacionais dos países
desenvolvidos, onde perceberam que deveriam investir nos “sistemas nacionais de
desenvolvimento cientifico e tecnológico”compreendendo
universidades,institutos,laboratórios ,agências etc.
O desempenho e avanços da ciência e tecnologia tem se
refletido numa aceleração das mudanças sociais sem precedente na história da
humanidade,comandada pela frequente introdução de inovações em produtos e
serviços que alteram a vida dos cidadãos, o funcionamento das instituições e
das empresas e o desenvolvimento relativo dos países,diante disso tudo se passa
como se estivessem indivíduos,empresas e nações subindo uma escada rolante que
se desloca, continuamente acelerada, em sentido contrário ao movimento de
todos, sendo portanto,necessário subir cada vez mais rápido para permanecer na
mesma altura.Caso não acompanhem ou suplantem a escada da evolução cientifica
tecnológica, os indivíduos tornam-se profissionalmente obsoletos, as empresas
predem competitividades e vão a falência,os países amargam o
subdesenvolvimento,outros impactos
sociais provocados pelos avanços científicos e tecnológicos estão com certeza,o
aumento da expectativa de vida, o aumento da população mundial e o decréscimos
das horas de trabalho ocorridos. Então com isso ocorre as necessidades
educacionais das populações,onde o povo tem acesso ao conhecimento,pois é
preciso ter presente que no mundo em que vivemos hoje, todos os cidadãos necessitam de conecimentos básicos de
ciência, das tecnologias mais usadas,sendo está exigências não só de mercado de
trabalho,mas antes de tudo,para que o cidadão não seja alienado.
No texto," Tecnologia, desenvolvimento social e educação
tecnológica", a autora Marília carvalho aborda que no final do século XVIII e
inicio do século XIX, configura-se na história da humanidade um novo modo de
produção- o capitalismo e junto com ele,um novo tipo de sociedade- a sociedade
tecnológica. Trazendo alguns impactos, o parcelamento do processo produtivo e a
especialização do trabalho que fazem com que as pessoas trabalhem em setores
fragmentados da produção e percam a noção do todo, adquirindo uma ideia parcial
e mistificada da realidade, mas é também através das inovações tecnologias que a vida do homem sobre a face
da terra torna-se cada vez mais fácil, mais confortável e mais agradável,
apesar de grande parte da população do mundo não ter acesso aos benefícios do
desenvolvimento tecnológico. Acontecendo a divisão de classe social que é uma das
características do capitalismo, onde de um lado ficam os ricos e de outro os
pobres. Ou seja a sociedade que tem informação e a que não tem. As máquinas
estão substituindo os homens, trazendo com isso o desemprego que trás vários
problemas, como a mudança dos homens do campo para a cidade,ocasionando o
crescimento desordenado das cidades, consequentemente trazendo problemas de
habitação, saúde, educação, saneamento, etc.Para que isso não ocorra a
tecnologia exige do homem cada vez mais o conhecimento.
O desenvolvimento do capitalismo trouxe como consequência
uma divisão de mundo em duas partes distintas;O mundo da instrumentalidade que
caracteriza basicamente pela ocidental-moderna, o desenvolvimento tecnológico,
e o mundo das identidades culturais cujos objetivos são garantir a prática de
padrões culturais específicos e a luta pela aceitação de suas diferenças.
No texto “Sociedade do Conhecimento” de S.Squirra, o autor
defende que a sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade do tempo
real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de
acesso a múltiplos conjuntos de informações, gerando formas própria de
exclusão,entre aqueles que tem e aqueles que não tem acesso ao ativo principal
gerador de produtividade, no caso informação, classificado como”divisão
digital”.De forma historicamente sumarizada, o conhecimento vem sendo assumido
como um fator de produção e domínio,representando o denominador dos
desenvolvimento econômicos e sociais. A autora vem retratando que o macro
desenho da área revela que é praticamente impossível que o conjunto da
sociedade venha a ter acesso aos múltiplos e específicos recursos desta forma
de organização, da sociedade4 do conhecimento.Esta inequívoca constatação de
quem não tem acesso e de que m tem,ficou conhecido como hipótese da lacuna do
conhecimento, o que vem acontecendo é que a distância entre os que tinham mais
e os que tinham menos acesso a informação se alarga indefinidamente sucessiva e
cada vez mais intensa de recursos tecnológicos.
Os três autores abordam em seus textos o avanço tecnológico
e suas dimensões,onde apontam pontos positivos e negativos do desenvolvimento
tecnológico,os textos relatam que a tecnologia foi surgindo com o decorrer dos
anos,que tinha e tem como objetivo da produção, a qualidade de vida do homem fazendo com que
suprisse a suas necessidades, mas como o avanço acelerado da tecnologia nem
toda a população consegue acompanhar seus passos,por serem classe
desfavorecidas, sem acesso ao conhecimento. Assim que surgiu a máquina veio
acompanhado o desemprego,pois passou a
substituir o homem no trabalho,fazendo com que grande parte da população do
campo viessem para as cidades
ocasionando grandes problemas,e um deles e a falta de espaço que são oferecidas
para essas pessoas, a falta de orientação, de investimentos educacional,
fazendo com que essas pessoas acabem por ser excluídas do mundo tecnológico,sendo
que o mundo de hoje é guiado por tecnologias e pessoas que não se preparam
diante das tecnologias são deixadas para trás,no trabalho e no direito a
cidadania,para que possam deixar de
serem ignorantes perante o assunto. A tecnologia traz cosigo a divisão da
sociedade de um lado as que possuem conhecimentos (os incluído) e do outro lado
os que não tem acesso(os excluídos,que é infelizmente é a maioria).Acredito que
para isso se reverta é preciso que os países invistam mais na educação
tecnológica principalmente na sociedades em que o acesso a tecnologia ainda é
vasto,pois só o conhecimento e o acesso a ele pode fazer com que as pessoa
saiam da caverna,fazendo assim com que a sociedade do conhecimento seja maior
do que as que não possuem,sabemos que é difícil toda a humanidade ter acesso a
esse tal conhecimento,mas acredito que podemos junto com a educação atingir a
maioria.
Dayane Dias da Silva 4°semestre Pedagogia noturno
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