segunda-feira, 17 de setembro de 2012


 Resenha realizada de acordo com os seguintes textos: Alguns impactos sociais do desenvolvimento cientifico e tecnológico- Waldimir Pirró e Longo- engenheiro metalúrgico(IME),livre docente e atualmente consultor em educação,ciência, tecnologia e inovações.Ano39-nº188-janeiro/março de 2010;Tecnologia,desenvolvimento social e educação tecnológica- Marília Gomes de Carvalho- Doutora em antropologia social pela universidade de São Paulo,professora do programa de pós-graduação em tecnologia- CEFET/PR;Sociedade do conhecimento- S.Squirra ,in Marques De Melo,J;Sathler,l.Direitos á Sociedade da Informação.São Bernardo do Campo,SP:Umesp,2005

No texto “Alguns impactos sociais do desenvolvimento científico e tecnológico” o autor Waldimir Pirró,relata que desde a pré-história os homens tem procurado entender o universo e transformar o meio ambiente em que vivem valendo-se das disponibilidades materiais e dos fenômenos naturais que ocorrem na terra, no sentido de atenderem os seus desejos mais profundos.As transformações provocadas pelo homem eram, no inicio,extraordinariamente lentas, a partir da segunda metade do século XIX, as transformações produzidas pelo homem foram extraordinariamente aceleradas como resultado de organização e sistematização do trabalho voltado para a geração e uso de conhecimentos científicos com o intuito de produzir tecnologias que resultasse em novos ou melhores produtos e serviços que satisfizessem os seus desejos centrais e suas necessidades imediatas.A ciência e a tecnologia se inter –relacionaram,passaram a fazer parte central das políticas e estratégias nacionais dos países desenvolvidos, onde perceberam que deveriam investir nos “sistemas nacionais de desenvolvimento cientifico e tecnológico”compreendendo universidades,institutos,laboratórios ,agências etc.
O desempenho e avanços da ciência e tecnologia tem se refletido numa aceleração das mudanças sociais sem precedente na história da humanidade,comandada pela frequente introdução de inovações em produtos e serviços que alteram a vida dos cidadãos, o funcionamento das instituições e das empresas e o desenvolvimento relativo dos países,diante disso tudo se passa como se estivessem indivíduos,empresas e nações subindo uma escada rolante que se desloca, continuamente acelerada, em sentido contrário ao movimento de todos, sendo portanto,necessário subir cada vez mais rápido para permanecer na mesma altura.Caso não acompanhem ou suplantem a escada da evolução cientifica tecnológica, os indivíduos tornam-se profissionalmente obsoletos, as empresas predem competitividades e vão a falência,os países amargam o subdesenvolvimento,outros  impactos sociais provocados pelos avanços científicos e tecnológicos estão com certeza,o aumento da expectativa de vida, o aumento da população mundial e o decréscimos das horas de trabalho ocorridos. Então com isso ocorre as necessidades educacionais das populações,onde o povo tem acesso ao conhecimento,pois é preciso ter presente que no mundo em que vivemos  hoje, todos os cidadãos  necessitam de conecimentos básicos de ciência, das tecnologias mais usadas,sendo está exigências não só de mercado de trabalho,mas antes de tudo,para que o cidadão não seja alienado.
No texto," Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica", a autora Marília carvalho aborda que no final do século XVIII e inicio do século XIX, configura-se na história da humanidade um novo modo de produção- o capitalismo e junto com ele,um novo tipo de sociedade- a sociedade tecnológica. Trazendo alguns impactos, o parcelamento do processo produtivo e a especialização do trabalho que fazem com que as pessoas trabalhem em setores fragmentados da produção e percam a noção do todo, adquirindo uma ideia parcial e mistificada da realidade, mas é também através das inovações  tecnologias que a vida do homem sobre a face da terra torna-se cada vez mais fácil, mais confortável e mais agradável, apesar de grande parte da população do mundo não ter acesso aos benefícios do desenvolvimento tecnológico. Acontecendo a divisão de classe social que é uma das características do capitalismo, onde de um lado ficam os ricos e de outro os pobres. Ou seja a sociedade que tem informação e a que não tem. As máquinas estão substituindo os homens, trazendo com isso o desemprego que trás vários problemas, como a mudança dos homens do campo para a cidade,ocasionando o crescimento desordenado das cidades, consequentemente trazendo problemas de habitação, saúde, educação, saneamento, etc.Para que isso não ocorra a tecnologia exige do homem cada vez mais o conhecimento.
O desenvolvimento do capitalismo trouxe como consequência uma divisão de mundo em duas partes distintas;O mundo da instrumentalidade que caracteriza basicamente pela ocidental-moderna, o desenvolvimento tecnológico, e o mundo das identidades culturais cujos objetivos são garantir a prática de padrões culturais específicos e a luta pela aceitação de suas diferenças.
No texto “Sociedade do Conhecimento” de S.Squirra, o autor defende que a sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações, gerando formas própria de exclusão,entre aqueles que tem e aqueles que não tem acesso ao ativo principal gerador de produtividade, no caso informação, classificado como”divisão digital”.De forma historicamente sumarizada, o conhecimento vem sendo assumido como um fator de produção e domínio,representando o denominador dos desenvolvimento econômicos e sociais. A autora vem retratando que o macro desenho da área revela que é praticamente impossível que o conjunto da sociedade venha a ter acesso aos múltiplos e específicos recursos desta forma de organização, da sociedade4 do conhecimento.Esta inequívoca constatação de quem não tem acesso e de que m tem,ficou conhecido como hipótese da lacuna do conhecimento, o que vem acontecendo é que a distância entre os que tinham mais e os que tinham menos acesso a informação se alarga indefinidamente sucessiva e cada vez mais intensa de recursos tecnológicos.
Os três autores abordam em seus textos o avanço tecnológico e suas dimensões,onde apontam pontos positivos e negativos do desenvolvimento tecnológico,os textos relatam que a tecnologia foi surgindo com o decorrer dos anos,que tinha e tem como objetivo da produção,  a qualidade de vida do homem fazendo com que suprisse a suas necessidades, mas como o avanço acelerado da tecnologia nem toda a população consegue acompanhar seus passos,por serem classe desfavorecidas, sem acesso ao conhecimento. Assim que surgiu a máquina veio acompanhado  o desemprego,pois passou a substituir o homem no trabalho,fazendo com que grande parte da população do campo  viessem para as cidades ocasionando grandes problemas,e um deles e a falta de espaço que são oferecidas para essas pessoas, a falta de orientação, de investimentos educacional, fazendo com que  essas pessoas  acabem por ser excluídas do mundo tecnológico,sendo que o mundo de hoje é guiado por tecnologias e pessoas que não se preparam diante das tecnologias são deixadas para trás,no trabalho e no direito a cidadania,para que possam deixar  de serem ignorantes perante o assunto. A tecnologia traz cosigo a divisão da sociedade de um lado as que possuem conhecimentos (os incluído) e do outro lado os que não tem acesso(os excluídos,que é infelizmente é a maioria).Acredito que para isso se reverta é preciso que os países invistam mais na educação tecnológica principalmente na sociedades em que o acesso a tecnologia ainda é vasto,pois só o conhecimento e o acesso a ele pode fazer com que as pessoa saiam da caverna,fazendo assim com que a sociedade do conhecimento seja maior do que as que não possuem,sabemos que é difícil toda a humanidade ter acesso a esse tal conhecimento,mas acredito que podemos junto com a educação atingir a maioria.

Dayane Dias da Silva 4°semestre Pedagogia noturno



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