segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Discente: Dayane Dias da Silva/4° semestre-noturno
Disciplina:Educação e tecnologia
Docente:Miriam Virginia


Resenha realizada de acordo com os seguintes textos:A sociedade da informação e seus desafios- (Ci.inf,Brasilia,v.29,n.2,p.p71-77maio?ago.2000)-Jorge Werthein – PhD em educação com máster em comunicação, Universidade de Stanford.Representante da Unesco no Brasil e coordenador do Progama Unesco-Mercosul;Educação na Sociedade do conhecimento-Paulo Sertek-Mestre em tecnologia e desenvolvimento.

No texto”A sociedade da informação e seus desafios” de Jorge Werthein,o autor relata que a sociedade da informação é o principal traço característico do debate publico sobre desenvolvimento,que transformou-se   rapidamente em jargão nos meios de comunicação,onde disponibiliza ao cidadão caminhos para uma participação ativa na construção do seu futuro.A”sociedade da informação” passou a ser utilizada,nos últimos anos desse século,como substituto para o conceito complexo de  “sociedade pós-industrial” e como forma de transmitir o conteúdo especifico do “novo paradigma técnico-econômico”.As novas tecnologias e a ênfase na flexibilidade,têm permitido realizar com rapidez e eficiência ,os processos de desregulamentação,privatização e ruptura do modelo de contrato social entre capital e trabalho.Esse novo paradigma segundo Castells(2000)tem as seguintes características: A informação é sua matéria-prima;os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade;predomínio da lógica de redes;flexibilidade e crescente convergência de tecnologia.Esse novo paradigma dá suporte ás iniciativas que visam preparar a sociedade como um todo para enfrentar e tomar partido das tendências de transformações técnico-econômicas que também está presente na educação,tendo aplicações de novas tecnologias á educação,como a educação a distância,bibliotecas digitais,videoconferência,correio eletrônico,entre outras.Inclui -se  também  grandes desafios desde os de caráter técnico e econômico,cultural,social,até os de natureza psicológica e filosófica.Alguns autores,como Leal(1996) chegam a formular os desafios éticos  da sociedade da informação em termos de múltipla perda de qualificação,associada a automação, e desemprego;de comunicação interpessoal e grupal.
No texto “educação na sociedade do conhecimento” de Paulo Sertek,aborda que nossa  sociedade está marcada atualmente por um grande desenvolvimento na área das comunicações,onde com grande quantidade de informações e serviços com uma grande agilidade,se torna cada vez mais necessário saber selecionar a informação de qualidade.Pensávamos há tempos atrás que o fato de termos mais recursos tecnológicos tornaria a qualidade de vida do homem melhor.Isso só tem ocorrido no campo das satisfações de necessidades materiais.Torna-se necessário fundamentar a ética em valores  que não mudam;tais como a da imparcialidade,veracidade e justiça,o querer positivamente o bem dos outros como se quer o próprio bem,temos que saber prezar os valores morais e ensinar a incorporá-los  na própria vida.De acordo com Victor Hozia pedagogia visível e a organização de atividades estão apoiadas no contexto cultural e social da comunidade, e a educação invisível tem uma referencia mais  imediata na personalidade do estudante e professor. Trata-se de desenvolver as qualidades básicas para uma atuação efetiva na sociedade, atitudes abertas de modo a crescer na capacidade de refletir sobre a realidade. Condições necessárias para não ser repetidor informativo. Criar condições formativas que levem ao bom hábito de pensar e saber com elementos essenciais reconstruir o conhecimento.  A escola renuncie ensinar a necessidade de discordar, e em particular de afastar a violência, a fim de fundar relações humanas no respeito  mutuo e o desejo de compreensão recíproca.É preciso que a educação nacional dispõe de um instrumento comum de formação de todos os professores.
No primeiro texto acima citado se refere ao avanço tecnológico relacionado a todos os campos envolvidos com a cultura,econômica e social,seus pontos positivos e negativos,onde o novo paradigma veio para instruir a sociedade ao conhecimento.Já o segundo texto se preocupa mais no campo educacional,que é através da escola que os indivíduos tem acesso ao conhecimento,e porque não   investir nesse campo que interliga os outros.A escola é um meio de comunicação,onde é frequentada crianças pequenas que serão futuros adultos,então é através desse ambiente que devemos ensinar os indivíduos,a se portar diante dos avanços tecnológicos,para que possam enxergar  o mundo tal como ele é,não deixando de lado a ética e os valores. Os dois textos relatam sobre tecnologia,que hoje é um campo que conhecimento que cada vez vai se dimensionando e esta presente em todos os outros campos da humanidade, o educacional, social,cultural etc. Fazendo assim com que várias pessoas pensem em como seguir com a tecnologia sem deixar de lado os outros campos da humanidade.

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