segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Referencias: Educação na sociedade do conhecimento (Paulo Sertek).
A sociedade da informação e seus desafios (Jorge Werthein).

 Paulo Sertek (mestre em tecnologia e desenvolvimento)
Jorge Werthein (coordenador do programa UNESCO e PhD em educação com master em comunicação).

Resenha

Para o autor Jorge Werthein as transformações em direção à sociedade da informação, em estágio avançado nos países industrializados constituem uma tendência dominante mesmo para economias menos industrializadas e define um novo paradigma, o da tecnologia da informação que expressa à essência da presente transformação tecnológicas em suas relações com a economia e a sociedade. Onde a sociedade da informação é vista como etapa do desenvolvimento. A sociedade especialmente por intermédio do estado tem desempenhado no decorrer da história um papel muito ativo tanto para promover quanto para sufocar o desenvolvimento e suas aplicações sociais.
A tecnologia dos computadores terá como função, substituir e amplificar o trabalho mental dos homens; permitirá a produção em massa de conteúdo cognitivo sistematizada, tecnologia e conhecimento.
Para autor a flexibilidade é talvez o elemento que mais fundamenta as especulações
positivas da sociedade da informação. E ela que incorpora na essência do paradigma, a ideia de "aprendizagem". esse novo paradigma oferece a perspectiva de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estimulo para constante aprendizagem e mudança.
Porém para alguns autores como Leal (1996) chegam a formular os desafios éticos da sociedade da informação em termos de uma múltipla perda: perda da qualificação associada à automação, desemprego de comunicação interpessoal grupal, transformada pelas novas tecnologias ou mesmo destruída por Leis de privacidade, pela invasão de nosso espaço individual e efeitos da violência visual e poluição acústica, de controle sobre a vida pessoal e o mundo circundante.
Já o autor Paulo Sertek  acredita que a sociedade está marcada por um desenvolvimento na área das comunicações, onde a internet nos faz ter informações e serviços com uma grande agilidade. Só que para ele não podemos confundir capacidade de acessar mais informações por unidade de tempo com qualidade de conhecimento, por que o conhecimento é um saber assimilado. Possuir mais dados ou tê-los mais rapidamente não implica necessariamente em conhecer mais, ou melhor, implica em conhecer o certo, o verdadeiro.
Para o autor a educação dirige-se a três aspectos que andam juntos, que são: aprimorar o conhecimento, desenvolver aptidões e promover valores. Onde ele cita o autor Victor Garcia que nos esclarece com precisão a pedagogia visível e a educação invisível onde “a pedagogia visível costuma dar maior importância ao conhecimento e a aquisição de destrezas, práticas ou mentais, enquanto a educação invisível está mais perto das atitudes das iniciativas das aspirações pessoais; dos valores." ' Ele nos mostra também que a preparação de pessoas para uma sociedade do conhecimento exige uma reflexão séria
em termos de uma educação mais aberta em contato com a realidade tangível. Combater fortemente a passividade. Atitudes abertas de modo a crescer na capacidade de refletir sobre a realidade. Condição necessária para não ser repetidor informativo. Criar condições formativas que levem ao bom hábito de pensar e saber com os elementos essenciais reconstruir o conhecimento, procurar adequar o desenvolvimento dos conteúdos dando ênfase no saber operar com os conceitos.

Nos dois textos foi relatado sobre conhecimento e informação. Só que para o autor Jorge Werthein a sociedade da informação é uma etapa de desenvolvimento, onde esse desenvolvimento tecnológico é visto como algo bom, pois tem alta penetrabilidade, elevando assim o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estimulo para a constante aprendizagem e mudança. Por outro lado para o autor Paulo Sertek ter acesso a muita informação não quer dizer que se tenha um conhecimento de qualidade, o autor no texto da mais ênfase nos valores e na ética.

Discente: Adriana Gomes França
Pedagogia
4º semestre (noturno).

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