sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Faculdade Alvorada
Disciplina: Tecnologia e Educação
Docente: Miriam Virginia Ramos
Discente: Silva Rodrigues de Matos Sousa
4º Semestre Pedagogia
             
Seminário de Educação e Tecnologia

         No dia 24 de outubro de 2012 fui a um Seminário de Educação e Tecnologia na  Faculdade de Ciências e Saúde na UNB ( Universidade de Brasília).
        O Seminário contou com a presença do palestrante professor Andrea Berard que é professor de EAD (Educação á Distancia). Na open University em Londres  onde o ensino é absolutamente á distância. Em sua fala o professor disse que demorou 2 anos aprendendo a ensinar á distância com professores mais experientes, porque é um trabalho totalmente diferente de um professor presencial.
        Para Andrea Berard ensinar á distancia é repensar um método de ensinar alguém em que não vimos o que temos á ensinar. E que agora o ênfase não é mais no conhecimento e sim nas atividades e habilidades, porque o Google fornece muitas informações. O importante é ajudar a emancipar o sujeito, a despertar á criatividade, o senso crítico, e não o máximo de conteúdo. Segundo ele  uns dos pontos positivos da EAD é o baixo custo, e que a pessoa pode aprender em qualquer lugar,  o que facilita  a participação de deficientes  e pessoas que trabalham e não podem frequentar uma Faculdade presencial.
       Andréa Berard  acha que o professor  tem que ter uma visão holística e não linear. E que ele não pretende usar apenas uma parte do celebro e sim todas. E que a  EAD é botar uma ideia e deixar o aluno desenvolver sozinho, e depois voltar a ajudar o aluno de novo. Tem que dar um espaço para o estudante aprender. E que não tem aluno burro, o importante é fornecer subsídios para que esse aluno aprenda. Porque o aluno tem uma vontade e você tem que fornecer essa aprendizagem. E o processo social é muito importante para aprendizagem.  O professor á distancia é uma equipe, o convencional é ele e seu contexto.



       

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Seminário  da  UNB
No dia 24 do 09  estive presente   no seminário  da UNB , Que  teve a participação  do professor Italiano  Andreia Berard  e entre outros. Cujo o tema foi Educação  e Tecnologia, o professor Andreia Berard contribuiu  com suas reflexões  a partir   de sua experiência  em EAD.  Segundo ele  a educação a distancia  só funciona  para alunos  que são  bem organizado e altamente motivado, e que a educação  a distancia  significa  que você pode educar em qual quer lugar. Que  na EAD   o professor passa por um processo preparatório que leva em media 2 anos. Ou seja   é uma educação que tem  responsabilidade com seu fazer, mas, que depende muito do aluno,  pois exige força de vontade , tempo para o estudo e organização deste.  


Discente:  Francenilde  Rodrigues de sena 


Docente : professora Mirian 
Seminário de tecnologia da educação:
Palestra desafios para a EAD hoje:reflexões a partir das experiencias da Open Universty
Palestrante: prof.Dr.Andrea Berard
Realizada na UNB no dia 24/10/2012

     

Segundo o palestrante ensinar a distância e repensar um método para alguém que não vemos, não
ouvimos e nem falamos pessoalmente, e que a EAD só funciona para para alunos que são bem organizados e altamente motivados.



A palestra foi bem interessante creio que ele conseguiu esclarecer a importância da EAD e de certa forma mostrar que ela é tão boa ou até mesmo melhor do que a educação presencial fazendo com que o pré conceito seja deixado para trás.

Discente: Adriana Gomes França
Professora responsável: Dr Miriam

segunda-feira, 5 de novembro de 2012






Visita técnica na Faculdade de saúde da UNB,realizada no dia 25/10/12,um seminário que abordava o tema Educação e Tecnologia,discultindo sobre a educação a distância,é caracterizado por ser um ensino independente,onde o aluno controla o seu ritmo de estudo,abordando sobre a EOL que é o ensino online que nasceu em busca do aperfeiçoamento da EAD-educação á distância.
Foi muito importante a visita,pois aprendi mais coisas sobre o mundo tecnológico deixando claro que sempre temos que buscar conhecimento,pois a tecnologia vive em constante mudança.
Dayane Dias da Silva